Plano de Ação do Núcleo de Formação 05-CEI


01. Justificativa

            O Grupo de Referência pertencente ao Núcleo de Formação - 5, da CEI, tendo em vista a necessidade de formação continuada dos profissionais da educação como condição fundamental para melhoria da qualidade do ensino, propõe a execução do presente Plano de Formação Continuada de Professores e de Gestores, o qual visa à formação continuada crítico-reflexiva das práticas de gestão, ressignificando-as e propondo novas ações para o trio gestor (supervisor – diretor – professor coordenador) e equipe docente, norteada por referenciais teóricos legais, onde as ações a serem desenvolvidas serão baseadas nos princípios da pesquisa – ação, engendrada pelo processo dialógico de reflexão – ação sobre a práxis cotidiana.


02. Introdução
            Este plano de ação expressa uma política de formação permanente de professores e gestores que atuam na escola, nas Diretorias de Ensino e nos níveis centrais da SEE; requer acompanhamento e avaliação das ações formativas sob responsabilidade da CENP.                         
            O Núcleo de Formação 05 – CEI é composto pelas seguintes diretorias de ensino: Apiaí, Itapetininga, Itapeva e Itararé.
            Cada dirigente regional de ensino indicou os representantes que compõe o grupo de referência da diretoria, sendo os de Itapetininga:

            Reinaldo Luiz Vieira – Dirigente Regional de Ensino;
            Evelin Holtz – Supervisora de Ensino;
            Marizaura Pereira Farinha Jorge – Supervisora de Ensino;
            Andréa Imero – Diretora de Escola
            Rosana Lopes de Sousa – Diretora de Escola
            Israel Evangelista – Professor Coordenador Pedagógico
            João Carlos da Costa Meira – Professor Coordenador Pedagógico

03. Objetivos Gerais
            Desenvolver um trabalho sistemático com todos os envolvidos no processo de formação, com a finalidade de discutir à gestão em seus aspectos teóricos, fundamentos legais e práticas com ênfase na analise e aperfeiçoamento do processo de avaliação, enquanto diagnóstico da aprendizagem, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino e maior participação no processo da equipe gestora e docente.

04. Objetivos Específicos
      Fortalecer os laços e criar identidade do grupo de referência;
      Esclarecer a metodologia de trabalho através da pesquisa-ação;
      Aprofundar e socializar o estudo de referenciais teóricos acerca da Metodologia da Pesquisa-ação;
      Definir o cronograma dos encontros em nível de órgão central e D.E.;
      Articular as ações de formação desencadeadas pelo G.R. nas D.E.s e U.E.s
      Identificar as principais situações problemáticas do núcleo e das escolas jurisdicionadas a cada U.E.
      Conscientizar o G.R. sobre a importância do registro no processo de acompanhamento e avaliação das ações realizadas no núcleo e nas D.E.s
      Aprimorar o estudo através de referenciais teórico sobre registro reflexivo;
      Exercitar a prática do registro reflexivo, através de relatos minuciosos dos encontros do núcleo e das D.E.s
      Definir a principal temática do G.R.;
      Distinguir as diferentes formas de registros, considerando o descritivo e o reflexivo entre outros;
      Sugerir o estudo de referenciais teóricos que aborde a pesquisa qualitativa e Quantitativa;
      Estudar e analisar diferentes bibliografias e aspectos relevantes ao tema: Avaliação da Aprendizagem;
      Socializar e apontar aspectos dificultadores e facilitadores que viabilizem a reconfiguração dos processos de avaliação;
      Questionar as práticas avaliativas vigentes no cotidiano escolar, através da reflexão e auto-avaliação;


05. Cronograma Geral

Data
Local
Programação
12/08/2011
 Itapetininga
·       Levantamento de Expectativas em Busca de Melhorias;
·       Esclarecimento do Grupo de Referência;
·       Apresentação da Metodologia de Trabalho Pesquisa- Ação e Busca da Identidade do Grupo;
·       TAREFA: Levantamento do Plano de Formação da Diretoria de Ensino e suas escolas.
25/08/2011
Itapeva
·       Retomada do encontro anterior como Relato de Experiências;
·       Discussão do material disponibilizado para os grupos: Metodologia da Pesquisa- Ação;
·       Socialização e Debate.
14/09/2011
Itapeva
·       Apresentação do cronograma dos encontros;
·       Escolha do facilitador do Grupo de Referência, para representação em São Paulo;
·       Socialização dos trabalhos realizados nas escolas;
·       Criação do blog (gruporeferenciaita.blogspot.com);
·       Discussão sobre os temários para elaboração do Plano de Formação do Núcleo 5 (Gestão Integrada: Considerando os Subtemas: Avaliação, Currículo, Progressão Continuada e Recuperação);
·       TAREFA: Pesquisa sobre autores que abordam o tema: “Avaliação”.
27/09/2011
Itararé
·       Socialização da reunião em São Paulo, pela facilitadora Supervisora Evelyn;
·       Discussão da elaboração dos planos e a importância dos registros- Diário de Bordo;
·       Relato das ações nas Diretorias de Ensino;
·       Definição de um dos Subtemas: Avaliação.
·       Tarefa : Pesquisa de autores/textos sobre avaliação, com indicação bibliográfica e apresentação no encontro seguinte.
06/10/2011
Apiaí
·       Leitura da ata do encontro anterior;
·       Reflexão sobre: formas de registros;
·       Relato da ações das Diretorias de Ensino;
·       Apresentação dos grupos sobre o tema: Avaliação;
·       TAREFA: Estudo dos textos sobre pesquisa qualitativa.
25/10/2011
 Apiaí
·       Leitura da ata do encontro anterior;
·       Apresentação da nova coordenadora do Pólo: Neusa Rocca;
·       Relato das ações das Diretorias de Ensino;
·       Socialização da reunião em São Paulo, pelas facilitadoras, Evelyn e Vânia;
·       Apresentação da Diretoria de Ensino de Itapeva- Avaliação: Vasco Moretto e Pesquisa Qualitativa;
·       Cronograma das próximas reuniões;
·       Elaboração do plano de ação do Núcleo de Formação;
·       Escolha da terceira representante do grupo, para participar das reuniões em São Paulo;
03/11/2011
Itapetininga
·       Leitura da ata anterior;
·       Relato das Diretorias de Ensino, sobre as discussões sobre o Plano de Ação para 2012;
·       Conclusão do Plano de Ação, do Núcleo de Formação.
09/12/2011
Itapeva
·        Leitura da ata do encontro anterior;
·       Apresentação do esboço dos planos das Diretorias de Ensino;
·       Avaliação dos trabalhos do semestre;
·       Construção do Cronograma de Ações para 2012;

06. Cronograma da D.E. de Itapetininga


07. Ações da D.E. de Itapetininga
·         Encontros do grupo de referência da D.E. de Itapetininga para estudos e organização das respectivas reuniões do grupo escola, regularmente agendados em dias que as antecedem;
·         Apresentação e esclarecimentos do Plano de Formação Continuada de Professores e Gestores;
·         Leitura, reflexão e socialização dos textos: “Cenário”, “ Problemas! Vamos à raiz” e “Dimensões”;
·         Análise e escuta sensível das situações problemáticas das U.E.s;
·         Estudo da Metodologia da Pesquisa-Ação por Guido Irineu Engel (slides);
·         Proposta de estudos nas U.E.s (documento: Indicadores da Qualidade na Educação) a ser realizado pelo trio gestor e professores;
·         Análise pelo grupo-escola (trio gestor) com objetivo de tabular os resultados obtidos a partir do material “Indicadores da Qualidade na Educação”, diagnosticando as três principais situações problemáticas da U.E.
·         Escuta sensível de cada U.E. sobre o desenvolvimento do trabalho realizado na escola, bem como o diagnóstico de suas principais fragilidades;
·         Proposta de pesquisa de referenciais teóricos sobre a principal situação problemática identificada pela U.E.;
·         Escuta sensível do relato de quatro escolas sobre os trabalhos executados, amparados por referenciais bibliográficos, acerca da situação problemática identificada;
·         Reflexão e socialização do texto “O diário de bordo como ferramenta de registro na Pesquisa-ação”, oportunizando relatos de experiências com associação entre teoria e prática;
·         Leitura e discussão de determinada situação real e relatório do professor quanto a questionamentos de pais e alunos sobre critérios de avaliação e atribuição de notas;
·         Proposta de reflexão do trio gestor sobre o estudo de caso acima citado, com apontamento de duas possíveis intervenções;
·         Proposta de estudo sobre referencial teórico abordando pesquisa qualitativa e quantitativa;

08. Ações previstas para continuidade do plano de formação para 2012
·         Garantir a continuidade do plano de formação para a turma 01 (2011) composta por 13 (treze) U.E.s;
·         Extensão do plano de formação às escolas que não foram contempladas no ano de 2011, considerando o seguinte formato da divisão das turmas composta por 13 (treze) escolas abrangendo:

Ø    Turma 02 – municípios de São Miguel Arcanjo, Guareí, Sarapuí e Itapetininga;
Ø    Turma 03 – municípios de Tatuí e Itapetininga;
Ø    Turma 04 – municípios de Angatuba, Paranapanema e Itapetininga;

·         Para otimizar o trabalho de formação, pretende-se agrupar as escolas envolvidas de modo que favoreça o atendimento concomitante das mesmas;
Os representantes do G.R. Evelin, Andrea e João ficarão responsáveis pelas turmas 01 e 02 e os representantes Marizaura, Rosana e Israel pelas turmas 03 e 04; 

Um comentário:

  1. Gostei de ver o Plano aumentado!!! Parabéns, GR de Itapetininga.
    A título de sugestão, o que acham da Introdução vir antes da Justificativa?

    Abraços a todos!

    Neusa Rocca

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