01. Justificativa
O Grupo de Referência pertencente ao
Núcleo de Formação - 5, da CEI, tendo em vista a necessidade de formação
continuada dos profissionais da educação como condição fundamental para
melhoria da qualidade do ensino, propõe a execução do presente Plano de
Formação Continuada de Professores e de Gestores, o qual visa à formação
continuada crítico-reflexiva das práticas de gestão, ressignificando-as e
propondo novas ações para o trio gestor (supervisor – diretor – professor
coordenador) e equipe docente, norteada por referenciais teóricos legais, onde
as ações a serem desenvolvidas serão baseadas nos princípios da pesquisa –
ação, engendrada pelo processo dialógico de reflexão – ação sobre a práxis
cotidiana.
02. Introdução
Este plano de ação expressa uma política de formação permanente de professores e gestores que atuam na escola, nas Diretorias de Ensino e nos níveis centrais da SEE; requer acompanhamento e avaliação das ações formativas sob responsabilidade da CENP.
O Núcleo de Formação 05 – CEI é composto pelas seguintes diretorias de ensino: Apiaí, Itapetininga, Itapeva e Itararé.
Cada dirigente regional de ensino indicou os representantes que compõe o grupo de referência da diretoria, sendo os de Itapetininga:
Reinaldo Luiz Vieira – Dirigente Regional de Ensino;
Evelin Holtz – Supervisora de Ensino;
Marizaura Pereira Farinha Jorge – Supervisora de Ensino;
Andréa Imero – Diretora de Escola
Rosana Lopes de Sousa – Diretora de Escola
Israel Evangelista – Professor Coordenador Pedagógico
João Carlos da Costa Meira – Professor Coordenador Pedagógico
03. Objetivos Gerais
Desenvolver um trabalho sistemático com todos os envolvidos no processo de formação, com a finalidade de discutir à gestão em seus aspectos teóricos, fundamentos legais e práticas com ênfase na analise e aperfeiçoamento do processo de avaliação, enquanto diagnóstico da aprendizagem, tendo em vista a melhoria da qualidade do ensino e maior participação no processo da equipe gestora e docente.
04. Objetivos Específicos
• Fortalecer os laços e criar identidade do grupo de referência;
• Esclarecer a metodologia de trabalho através da pesquisa-ação;
• Aprofundar e socializar o estudo de referenciais teóricos acerca da Metodologia da Pesquisa-ação;
• Definir o cronograma dos encontros em nível de órgão central e D.E.;
• Articular as ações de formação desencadeadas pelo G.R. nas D.E.s e U.E.s
• Identificar as principais situações problemáticas do núcleo e das escolas jurisdicionadas a cada U.E.
• Conscientizar o G.R. sobre a importância do registro no processo de acompanhamento e avaliação das ações realizadas no núcleo e nas D.E.s
• Aprimorar o estudo através de referenciais teórico sobre registro reflexivo;
• Exercitar a prática do registro reflexivo, através de relatos minuciosos dos encontros do núcleo e das D.E.s
• Definir a principal temática do G.R.;
• Distinguir as diferentes formas de registros, considerando o descritivo e o reflexivo entre outros;
• Sugerir o estudo de referenciais teóricos que aborde a pesquisa qualitativa e Quantitativa;
• Estudar e analisar diferentes bibliografias e aspectos relevantes ao tema: Avaliação da Aprendizagem;
• Socializar e apontar aspectos dificultadores e facilitadores que viabilizem a reconfiguração dos processos de avaliação;
• Questionar as práticas avaliativas vigentes no cotidiano escolar, através da reflexão e auto-avaliação;
05. Cronograma Geral
05. Cronograma Geral
Data
|
Local
|
Programação
|
12/08/2011
|
Itapetininga
|
· Levantamento de
Expectativas em Busca de Melhorias;
· Esclarecimento do
Grupo de Referência;
· Apresentação da
Metodologia de Trabalho Pesquisa- Ação e Busca da Identidade do Grupo;
· TAREFA:
Levantamento do Plano de Formação da Diretoria de Ensino e suas escolas.
|
25/08/2011
|
Itapeva
|
· Retomada do
encontro anterior como Relato de Experiências;
· Discussão do
material disponibilizado para os grupos: Metodologia da Pesquisa- Ação;
· Socialização e
Debate.
|
14/09/2011
|
Itapeva
|
· Apresentação do
cronograma dos encontros;
· Escolha do
facilitador do Grupo de Referência, para representação em São Paulo;
· Socialização dos
trabalhos realizados nas escolas;
· Criação do blog (gruporeferenciaita.blogspot.com);
· Discussão sobre os
temários para elaboração do Plano de Formação do Núcleo 5 (Gestão Integrada:
Considerando os Subtemas: Avaliação, Currículo, Progressão Continuada e
Recuperação);
· TAREFA: Pesquisa
sobre autores que abordam o tema: “Avaliação”.
|
27/09/2011
|
Itararé
|
· Socialização da
reunião em São Paulo, pela facilitadora Supervisora Evelyn;
· Discussão da
elaboração dos planos e a importância dos registros- Diário de Bordo;
· Relato das ações
nas Diretorias de Ensino;
· Definição de um dos
Subtemas: Avaliação.
· Tarefa : Pesquisa
de autores/textos sobre avaliação, com indicação bibliográfica e apresentação
no encontro seguinte.
|
06/10/2011
|
Apiaí
|
· Leitura da ata do
encontro anterior;
· Reflexão sobre:
formas de registros;
· Relato da ações das
Diretorias de Ensino;
· Apresentação dos
grupos sobre o tema: Avaliação;
· TAREFA: Estudo dos
textos sobre pesquisa qualitativa.
|
25/10/2011
|
Apiaí
|
· Leitura da ata do
encontro anterior;
· Apresentação da
nova coordenadora do Pólo: Neusa Rocca;
· Relato das ações
das Diretorias de Ensino;
· Socialização da
reunião em São Paulo, pelas facilitadoras, Evelyn e Vânia;
· Apresentação da
Diretoria de Ensino de Itapeva- Avaliação: Vasco Moretto e Pesquisa
Qualitativa;
· Cronograma das
próximas reuniões;
· Elaboração do plano
de ação do Núcleo de Formação;
· Escolha da terceira
representante do grupo, para participar das reuniões em São Paulo;
|
03/11/2011
|
Itapetininga
|
· Leitura da ata
anterior;
· Relato das
Diretorias de Ensino, sobre as discussões sobre o Plano de Ação para 2012;
· Conclusão do Plano
de Ação, do Núcleo de Formação.
|
09/12/2011
|
Itapeva
|
· Leitura da ata do encontro anterior;
· Apresentação do
esboço dos planos das Diretorias de Ensino;
· Avaliação dos
trabalhos do semestre;
· Construção do
Cronograma de Ações para 2012;
|
07. Ações da D.E. de Itapetininga
· Encontros do grupo de referência da D.E. de Itapetininga para estudos e organização das respectivas reuniões do grupo escola, regularmente agendados em dias que as antecedem;
· Apresentação e esclarecimentos do Plano de Formação Continuada de Professores e Gestores;
· Leitura, reflexão e socialização dos textos: “Cenário”, “ Problemas! Vamos à raiz” e “Dimensões”;
· Análise e escuta sensível das situações problemáticas das U.E.s;
· Estudo da Metodologia da Pesquisa-Ação por Guido Irineu Engel (slides);
· Proposta de estudos nas U.E.s (documento: Indicadores da Qualidade na Educação) a ser realizado pelo trio gestor e professores;
· Análise pelo grupo-escola (trio gestor) com objetivo de tabular os resultados obtidos a partir do material “Indicadores da Qualidade na Educação”, diagnosticando as três principais situações problemáticas da U.E.
· Escuta sensível de cada U.E. sobre o desenvolvimento do trabalho realizado na escola, bem como o diagnóstico de suas principais fragilidades;
· Proposta de pesquisa de referenciais teóricos sobre a principal situação problemática identificada pela U.E.;
· Escuta sensível do relato de quatro escolas sobre os trabalhos executados, amparados por referenciais bibliográficos, acerca da situação problemática identificada;
· Reflexão e socialização do texto “O diário de bordo como ferramenta de registro na Pesquisa-ação”, oportunizando relatos de experiências com associação entre teoria e prática;
· Leitura e discussão de determinada situação real e relatório do professor quanto a questionamentos de pais e alunos sobre critérios de avaliação e atribuição de notas;
· Proposta de reflexão do trio gestor sobre o estudo de caso acima citado, com apontamento de duas possíveis intervenções;
· Proposta de estudo sobre referencial teórico abordando pesquisa qualitativa e quantitativa;
08. Ações previstas para continuidade do plano de formação para 2012
· Garantir a continuidade do plano de formação para a turma 01 (2011) composta por 13 (treze) U.E.s;
· Extensão do plano de formação às escolas que não foram contempladas no ano de 2011, considerando o seguinte formato da divisão das turmas composta por 13 (treze) escolas abrangendo:
Ø Turma 02 – municípios de São Miguel Arcanjo, Guareí, Sarapuí e Itapetininga;
Ø Turma 03 – municípios de Tatuí e Itapetininga;
Ø Turma 04 – municípios de Angatuba, Paranapanema e Itapetininga;
· Para otimizar o trabalho de formação, pretende-se agrupar as escolas envolvidas de modo que favoreça o atendimento concomitante das mesmas;
Os representantes do G.R. Evelin, Andrea e João ficarão responsáveis pelas turmas 01 e 02 e os representantes Marizaura, Rosana e Israel pelas turmas 03 e 04;
Gostei de ver o Plano aumentado!!! Parabéns, GR de Itapetininga.
ResponderExcluirA título de sugestão, o que acham da Introdução vir antes da Justificativa?
Abraços a todos!
Neusa Rocca